We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Ballet de Azul e Vento

by Alexandre Guerra

/
1.
2.
3.

about

A importância da trilha sonora como recurso dramático é inquestionável. Filmes, séries e programas de televisão ganham força quando acrescidos de música, capaz de provocar respostas emocionais em qualquer tipo de público, seja qual for sua origem ou cultura.
Mas isso não significa que esse tipo de composição esteja irremediavelmente atrelado às imagens que a inspiraram. Pelo contrário. Os grandes representantes dessa arte estão presentes nas salas de concerto e nos discos. Suas melodias dependendo apenas de si para seduzir quem as escuta.
Este CD é prova disso. Seu conteúdo esteve originalmente a serviço de imagens, mas conhecê-las não é pré-requisito. Aliás, o título do disco e das faixas não trazem referências externas bem definidas, reforçando a noção de que se trata de um trabalho independente e autoral. O que se tem são músicas, simplesmente músicas. De notável beleza.

E beleza, quando o assunto são as partituras de Alexandre Guerra, é um termo inevitável. Compositor formado pelo departamento de música de cinema da Berklee College of Music, ele consolida-se como um dos principais nomes da música instrumental brasileira, com forte atuação no universo audiovisual (filmes, documentários, séries e novelas). Recentemente, sua trilha para o longa-metragem "O Tempo e o Vento", de Jayme Monjardim, conquistou elogios entusiasmados de especialistas internacionais.

Em "Ballet de Azul e Vento", Alexandre reuniu temas criados para duas séries internacionais sobre natureza: "Secret Brazil - Pantanal", da National Geographic, e "Sauvés de l'extinction", uma co-produção Brasil-França, além de músicas originais compostas para a novela "Em Família", da Rede Globo. São 14 faixas que evidenciam seu talento para escrever melodias e orquestrações de grande sensibilidade, revelando sua afinidade com mestres europeus da música de cinema e com Tom Jobim, um de seus maiores ídolos.

A música puramente instrumental, sem letra, abre possibilidades ilimitadas. Guiado pelas notas do compositor, o ouvinte escreve sua própria história. Uma história que não precisa de imagens, apenas de emoções. Em “Ballet de Azul e Vento”, o que os olhos não veem, o coração também pode sentir.

Fábio Scrivano, jornalista

credits

released April 8, 2014

CD "Ballet de Azul e Vento" (Borandá, 2014)
CD à venda na loja da Borandá: www.boranda.com.br/index_lojadetalhe_127

www.boranda.com.br/alexandreguerra
www.facebook.com/boranda.musica

Ficha Técnica
Composição e Produção Musical: Alexandre Guerra
Regência: Alexandre Guerra (faixas 2,3,4,5,6,7,8,9,10 e 11)
Stephen D'Agostino (faixas 1,12 e 14)
Assistente de Produção Musical: Felipe de Souza
Produção: Mario Di Poi e Mariana Andrade
Engenheiros de som: Gabor Buczkó (Budapeste) e Guilherme Canaes (São Paulo)
Mixagem: Estúdio Input | artesonora e Estúdio bpso
Capa (pinturas): Eve Ferretti
Projeto Gráfico: Marcílio Godoi
Montagem: Memo Editorial
Máster: Homero Lotito

Contato para compra de CDs contato@boranda.com.br - Tel. (11) 2362 9906

www.boranda.com.br

license

all rights reserved

tags